terça-feira, 24 de maio de 2011

As lições do passado - Dissertação

De facto, a Humanidade tem sabido, de uma forma geral, tirar partido de acontecimentos passados e extrair ilações para a construção de um futuro melhor. Um futuro que parece recheado de inovações tecnológicas, tais como o processo de maquinização que aparenta ter percebido o limite físico do ser humano e permitido aumentar a produtividade das fábricas. Também no campo da Saúde se pode denotar melhoria ao nível das técnicas e dos recursos utilizados no diagnóstico e tratamento de uma patologia como o cancro, que têm possibilitado aumentar a taxa de sucesso.

Por outro lado, parece que ao nível dos valores humanos prevalece um certo egocentrismo e uma ganância abusiva pelo poder. Veja-se o exemplo do Engenheiro José Sócrates que durante seis anos levou à estagnação económica do país e que possivelmente irá vencer as eleições de 2011, colocando a nação na bancarrota.

Enfim, se no campo científico e médico parecem descortinar-se facilmente progressos que têm melhorado as condições físicas do Homem, também é verdade que na gestão de conflitos e na área da Política se denotam poucos avanços em relação aos erros cometidos no passado.

Filipe Margaço, 12.º A

Sem comentários: