terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Os outros

Eu considero que ninguém é capaz de viver isolado da humanidade. Os "outros" são aquilo que temos de mais importante na nossa vida, é por eles e para eles que fazemos tudo na vida. Para além de nós, claro, pensamos sempre nos outros.
É essencial a presença de outras pessoas na construção da vida de um ser. Primeiro, para nascer um ser humano, é necessário já existirem outros, mas não vou entrar por aí. Partindo do princípio, são necessárias outras pessoas para criar e ajudar a crescer um recém-nascido. Um bebé é um ser muito frágil e indefeso e é inequivocamente necessária uma mãe ou um pai, ou até mesmo outra pessoa, para que assim ele comece a construir a sua vida e, quem sabe, um dia se torne independente.
Sendo assim, eu considero que na base da construção de um ser humano estão outros seres humanos. É a partir dos "outros" que vamos construindo a nossa vida. São os nossos pais que nos educam, nos transmitem o amor mais puro que há e nos ensinam grande parte de que vamos necessitar na vida.
Por outro lado, a presença dos "outros" é necessária na nossa vida, pois é por eles que lutamos por certos objetivos e, através da força que nos dão, acabamos por conseguir alcançá-los.
Os "outros", como os amigos e as pessoas que gostam de nós, são muito importantes na nossa vida. Quando temos um problema, eles estão lá, quando precisamos de falar, eles estão presentes e, até mesmo quando necessitamos que nos puxem para o caminho certo, eles estão lá.
Em suma, todos nós precisamos de "pessoas" na nossa vida, por serem importantes de uma forma nuclear, como os pais, que ajudam a construir o carácter de um filho e, por outro lado, dos amigos, que são fundamentais para o nosso desenvolvimento e para não nos sentirmos sós.

Ana Nascimento, 11.º A

Sem comentários: