terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Os outros

A importância da presença dos "outros" na nossa vida é fundamental. Ninguém consegue ser verdadeiramente feliz se estiver sozinho, longe de tudo.
Muitas pessoas pensam que o importante na vida são os bens materiais: ter um bom carro, uma boa casa... mas esquecem-se do mais importante, daquilo que é indispensável para ter realmente uma boa vida, a convivência coma as pessoas!
Conseguirá alguém, com todos os bens materiais que deseja, ser feliz se estiver sozinho? Se não tiver amigos ou vizinho ou mulher/marido? Não, não consegue, mesmo que queira, pois a convivência faz parte do ser humano, faz parte de nós.
A nossa convivência com as outras pessoas e a nossa dependência em relação a elas começa mal nascemos. Para nascermos precisamos de alguém que nos traga ao mundo e, por sua vez, essa pessoa que nos "traz ao mundo" precisa de alguém para conseguir tal feito.
Se não nos alimentarem e tratarem de nós, se não nos derem atenção e amor (quando somos crianças), o mais provável é morrermos e, a constante necessidade destes sentimentos (atenção, carinho, amor) irão perseguir-nos ao longo de toda a nossa vida. Em adultos podemos já não morrer se não nos derem alimentos, mas qualquer pessoa irá sempre precisar de atenção, de companhia e, quando não tiver isto, poderá não morrer por fora, mas morrerá mentalmente, uma vez que o ser humano necessita de diálogo.
O ser humano foi feito para conviver, sempre assim foi e sempre assim será. Quem tentar contrariar isto, o mais certo é não conseguir. Está provado que alguém totalmente sozinho, sem nenhum ser humano por perto, tem a necessidade de arranjar algo ou alguém imaginário para poder conversar e, com o passar do tempo, torna-se louco.
Nós precisamos de proximidade com os nossos semelhantes e só assim conseguiremos ser seres humanos completos e felizes!
Margarida Silva, 12.º B

Sem comentários: