quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Consumismo na época de Natal


Na minha opinião, o consumismo é cada vez maior, pois existem cada vez mais famílias endividadas.
Com o passar dos anos, dou conta que nas televisões e nos supermercados a época natalícia começa cada vez mais cedo. O objectivo dos comerciantes e directores de superfícies comerciais é que os consumidores comecem a comprar cada vez mais cedo e que comprem mais.
Na minha família mais próxima (pais e avós), não existe muito esse hábito e não estou sempre à espera de receber prendas, mas vejo que, por exemplo, no resto da família, a mais afastada, acontece o contrário.
Os números assustadores, que passam nos telejornais nos dias seguintes a esta época, são um bom exemplo de como existe cada vez mais um endividamento das famílias. É esta a consequência principal deste consumismo exagerado. Já tentei perceber o que se passa na cabeça das pessoas para isto acontecer, mas não consigo perceber! Será que não percebem, à primeira, que ao comprarem cada vez mais, ficam com cada vez menos dinheiro no bolso? Não sei! Sinceramente não compreendo!
É uma situação triste, visto que está a ficar cada vez pior. Vamos ver o que nos espera estes anos e se as pessoas tomam consciência dos seus actos de uma vez por todas.
Alexandra Costa, nº2, 11ºC

Sem comentários: