quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Educação é exemplo?


Inevitável não aguçar a audição para ouvir a conversa que se desenrolou bem ao meu lado, hoje de manhã. Inevitável também não parar de pensar qual o raciocínio que leva um pai a agir desta forma. O senhor (na verdade não vi a cara dele, apenas ouvi a sua voz) explicava para a amiga como se preocupava com o filho, “meu rapaz”, como dizia. O rapaz é rebelde, tem 10 anos e reclama de tudo. No outro dia, estava a jogar à bola na área do prédio e levou um pontapé de um rapaz de 14 anos. O pai, que observava tudo, quase bateu no “agressor”. A situação foi controlada pelo “sô João”, o zelador e salvador. Mais tarde, o pai do rapaz de 14 anos foi pedir satisfações ao outro. Ouviu que ele faria tudo de novo para proteger o filho. “Eu disse para ele ficar atento, que eu matava o rapaz e jogava-o no mato, quando se trata de proteger os meus filhos, eu viro um urso.”
Ora, o pai discutia com a amiga sobre como é difícil educar um filho e contava uma história que, na minha opinião, deseduca qualquer pessoa. Consigo entender porque é que o rapaz, com 10 anos, é um rebelde. Se o pai quer dar o exemplo não devia partir para a violência. Não me espanta que o rapaz também tente resolver os seus problemas com agressão! Afinal, o exemplo é uma das principais armas da educação.

Anaísa Jorge, 10ºB

Sem comentários: