terça-feira, 18 de novembro de 2008

Artes Desvalorizadas



Porquê desvalorizar a cultura se ela é tão importante para nós? Não percebo por que motivo é que o Ministro da Cultura aposta cada vez mais na cultura, se a população não a sabe apreciar. Há tantos estudantes que vão, neste momento, para um Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, como eu, e depois chegam cá fora e não têm emprego!
É uma injustiça andarmos tantos anos a gastar imenso dinheiro (durante três ou quatro anos numa Universidade), e não termos emprego quando acabamos o curso! Quando isso acontece, temos de ir trabalhar para um café, servir às mesas ou ir para uma fábrica trabalhar numa linha de montagem! Não é que não sejam trabalhos dignos como todos os outros, mas, afinal, andamos na Universidade a fazer o quê?
Falemos, por exemplo, da dança. Por que razão ninguém vai a um espectáculo de dança? Será porque estamos a passar por uma crise económica muito grande e não temos dinheiro para tal? Não me parece que esse seja o problema. Será por não ser devidamente divulgado? Perguntas sem resposta! Como dizia uma bailarina muito conhecida, Martha Graham, “o corpo diz o que as palavras não conseguem dizer”, isto é, os bailarinos demonstram a sua arte através do corpo, este é o seu instrumento de trabalho. Sem ele não podem trabalhar, se se lesionam não ganham dinheiro, se não ganham dinheiro, não têm como pagar as contas lá de casa, logo ficam endividados, sendo perseguidos pelos bancos.
Nos teatros, já se vê mais gente do que, por exemplo, há trinta anos atrás! A população já começa a apreciar assistir a uma boa peça de teatro depois de um jantar agradável, ao sábado à noite. Também podem ser influenciados pelos amigos, ou então pela amiga que tem uma vizinha que foi assistir àquela peça, que saiu há pouco tempo, e lhe disse que é muito gira. Poderá ainda ser porque um dos actores que está a fazer a peça de teatro é “um que faz de não sei quem” na telenovela da TVI (até pode ser um péssimo actor, mas é muito giro e tem muita piada) e então lá vão elas ver a peça de teatro, ou o musical. Reparem que eu disse que “a peça ATÉ poderia ser boa, mas também poderia ser uma treta”, no entanto, as pessoas vão SÓ para ver o tal actor!
O Teatro é uma das artes mais valorizadas, e ainda bem que assim é! Só acho que se deviam valorizar outras artes como, por exemplo, a pintura, a escultura, a dança… Todos temos de contribuir para que as artes sejam mais valorizadas!
TEMOS DE FAZER ALGUMA COISA PELAS ARTES NO NOSSO PAÍS!


Marta Neto, 10ºE

Sem comentários: