quarta-feira, 8 de junho de 2011

Despedida

AFS Intercultura é uma organização que trabalha a nível mundial e que oferece a jovens estudantes que frequentam a escola secundária a oportunidade de viver e estudar no estrangeiro durante um período que pode ser de um ano, seis meses, três meses ou um mês (nas férias de verão).

A actividade de Intercultura baseia-se no trabalho de voluntários (em geral, ex-participantes de um programa de intercâmbio e respectivos pais) que organizam encontros para promover este tipo de experiência, informar sobre o que é necessário para poder participar e prestar ajuda aos jovens e às famílias, a nível psicológico e prático, no percurso antes, durante e depois da viagem. Este tipo de experiência põe à prova os jovens, tanto como as famílias, e é preciso prepará-los para enfrentar os futuros problemas. Pessoalmente acho o papel dos voluntários fundamental e de enorme ajuda.

Eu estou a acabar o meu período em Portugal, mas não a minha experiência, pois, depois da adaptação ao novo país, há uma nova adaptação ao país de origem em que vou ter que conviver com as mudanças que ocorreram em mim e nos outros ao longo destes nove meses. A minha adaptação a Portugal foi gradual e relativamente fácil. A parte que se revelou mais difícil foi conseguir interagir com pessoas desconhecidas e criar ligações afectivas com elas, embora a vida em família, as ligações entre familiares e as relações sociais sejam extremamente semelhantes entre a Itália e Portugal. Essa dificuldade, na minha opinião, está no facto dessas ligações precisarem de tempo para serem criadas, deixando grande espaço para as saudades nos primeiros tempos. A barreira linguística é também um obstáculo nas relações mas, no meu caso, a barreira maior foi a minha personalidade tímida e reservada.

Em relação ao sistema de ensino, aos hábitos, à comida e às tradições a adaptação resultou bastante fácil, apesar de haver diferenças notáveis. Principalmente o sistema de ensino português foi uma novidade em termos de distribuição dos horários das aulas, do sistema de avaliação e o tipo de testes propostos, do uso do material escolar e da composição da estrutura da escola (presença de um bar, de uma papelaria, de uma cantina…), porque são muito diferentes em relação à minha escola (prefiro não estender a comparação ao sistema de ensino italiano porque sei bem que há diferenças entre as várias escolas).

Adorei conhecer as tradições portuguesas e participar nalgumas, porque cada país tem as próprias tradições que o tornam diferente dos outros países e acho essa uma característica fundamental. Nesta altura estou bem adaptada e bem integrada no estilo de vida português e acabei por juntar o meu estilo de vida italiano com o português e talvez continue a ter alguns hábitos que aprendi cá. Este ano mudou-me, embora ainda não saiba avaliar quanto e, sem dúvida, ficará na minha memória juntamente com as lições de vida que aprendi.

Zaira Pellin, 11.º A

Sem comentários: