quarta-feira, 8 de junho de 2011

Artigo de Apreciação Crítica

Título original: Forever...

Titulo em português: O Primeiro amor

Autora: Judy Blume

Originalmente publicado em 1975, o livro apenas foi lançado em Portugal em 2005. Aborda a primeira relação amorosa de uma adolescente, Katherine, com outro jovem da mesma idade, Michael, e o início da vida sexual na adolescência.

Katherine e Michael conhecem-se e apaixonam-se numa noite de fim-de-ano e iniciam um namoro de fins-de-semana, porque Michael mora noutra cidade.

A relação entre os dois vai-se estreitando e, convictos de que o que sentem um pelo outro é para sempre, fazem planos para o futuro e iniciam a sua vida sexual. Mas chega o Verão e os pais de ambos são de opinião de que uma separação fará bem aos dois, assim Katherine vai para um campo de férias como instrutora de Ténis e Michael vai trabalhar para a serração do tio.

No início, escrevem-se praticamente todos os dias e as saudades são insuportáveis. Mas, à medida que o tempo passa, Katherine dá por si a divertir-se e a sentir-se atraída por um colega. Esta atracção abala Katherine profundamente: como pode ela amar Michael e sentir-se atraída por outro homem?

Como o nome indica “O primeiro amor” é uma história sobre o primeiro amor, as primeiras descobertas, sobre todas as sensações que temos quando estamos com alguém de quem gostamos e achamos que tudo é lindo e maravilhoso e irá durar para sempre. Eu gostei do livro por causa disso, ele é bastante realista, o que aconteceu com Katherine e Michael, aconteceu ou irá acontecer com qualquer adolescente. A sensação de “ficar nas nuvens”, ansiosa pensando se ele vai ligar, a primeira saída a dois, o primeiro jantar.

Por outro lado são abordados temas bastante importantes como o iniciar da vida sexual, a prevenção conta as doenças sexualmente transmissíveis, a importância da contracepção para evitar a gravidez na adolescência, temas bastante importantes e que interessam a todos os adolescentes.

A linguagem utilizada pela autora é bastante acessível e o livro é objectivo, de leitura rápida, interessante e bastante “fiel” à realidade.

As personagens são adolescentes “normais”, iguais a tantos outros, com os mesmos sentimentos, sonhos, preocupações, dúvidas e desafios perante si próprios e no seu relacionamento com os outros.

Mariana Marques dos Santos, 10ºD

Sem comentários: