quarta-feira, 1 de outubro de 2008

LER





Todos devíamos ler. E devíamos ter o direito a ler. Talvez até pudesse ser um dever agradável. Mas o estereótipo português simplesmente não lê, porque acha uma perda de tempo imaginar aquilo que não é realidade.

Muitas vezes, abusamos do "direito de não ler", ou porque temos a vida demasiado ocupada, ou pelo pecado da preguiça. Mas, existe quem ainda se esforce para ler! Todavia, quando vão a meio de um livro de vinte páginas, desistem, e entregam-se de corpo e alma à televisão!

Quem é leitor assíduo, que lê e relê livros de fio a pavio, deveria ganhar um prémio de mérito!... E, por vezes, o que eles mais queriam era poder ler em voz alta no meio da rua, só porque lhes apeteceu... Porém, não o fazem por pensarem que os outros os vão considerar doidos! Um conselho meu: Façam-no! Deixem-se levar pela vossa intuição! Se alguém implicar, perguntem-lhe qual é a lei que o proibe! E se alguma o proibir (não acredito!), perguntem-lhe se não é mais bonito declamar um poema de Florbela Espanca do que ouvir o calão de homens embriagados a falar mal do árbitro, num jogo de futebol!...

Mas, eu também culpo os escritores. Tenho a certeza que se fizessem livros mais acessíveis ao povo, todos passariam a ler e até começariam a investigar as riquezas da literatura do passado.

Ler é importante! E ninguém deveria abdicar do direito de o fazer.

Ana Margarida Silva, 10ºA
-----------------------------------------------------------------------------------------------
A leitura é maravilhosa! É uma maneira simples, calma e relaxante de nos abstrairmos da realidade. A leitura torna uma pessoa mais humana, torna as pessoas cultas, alarga horizontes, estende a imaginação a níveis mais altos.
Pessoas que nunca leram não são necessariamente pessoas incultas, mas a vida não fica completa sem a experiência de ler um livro. A leitura é bastante importante para ter uma vida independente, feliz e com sucesso. As pessoas que não sabem ler, umas porque não quiseram, outras porque, infelizmente, não puderam, levam uma vida difícil, pois não conseguem ler a correspondência, muito dificilmente arranjam emprego e, muitas delas, também não sabem escrever, o que torna a vida ainda mais complicada.
A leitura é uma maneira de aliviar o stress, pois, ao empenharmo-nos na leitura, parece que tudo à volta desaparece, e que nós voamos pela imaginação, tentando visualisar tudo o que estamos a ler. Após acabarmos um livro, sentimo-nos aliviados, pois sentimos que o stress desapareceu e, apesar de termos que voltar à rotina habitual, ficamos contentes por termos tirado um tempo para nós e para um dos nossos bens mais preciosos: a leitura.
Jorge José, 10ºA
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Ler é deixar o corpo, é elevar a alma para recantos esquecidos do paraíso, é afogar as mágoas, é ser um outro ser, é ser-se melhor, é devorar palavras, é ser-se cativado, é paixão, é raiva, é beber o néctar dos deuses, é... é... é...
C.M.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Ler, como dizia Daniel Pennac, não deve ser uma obrigação. Por exemplo, eu ganhei o gosto pela leitura há relativamente pouco tempo. Foi quando estava no 5º ou 6º ano, na disciplina de História. Tinhamos que ler uns livros e fazer uma ficha de leitura. Ao início não achei muita graça mas aprendi a gostar.
Ler é importante. Aprendemos sempre algo de novo. É como se fosse uma caixinha de surpresas, nunca se sabe o que nos espera. Acho que os jovens estão pouco sensibilizados e motivados para a leitura. Mas também não vejo maneira de o fazer: ou se gosta ou não se gosta!
"O direito ao bovarismo"; este direito é o que melhor se encaixa quando leio. Normalmente, fugir à realidade é o melhor remédio, viajar nas páginas dos livros e imaginar o mais pequenino pormenor.
Catarina Morgado, 10ºA

3 comentários:

8ºE disse...

Jorge, gostei de ler o teu comentário.Percebe-se que gostas de ler e que o fazes com frequência.
Gostei particularmente da frase: "...a vida não fica completa sem a experiência de ler um livro."

Ana Margarida disse...

Jorge, o teu comentário abrange a leitura de uma forma diferente do meu. Tu mostras as maravilhas da leitura enquanto eu defendi que se devia ler.
Gostei muito do teu comentário/texto.

Anónimo disse...

Ana Margarida concordo com tudo o que disseste no teu texto, mostras em que estado se encontra a leitura!
Gostei especialmente do 3º parágrafo!